sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Nuna tem projeto ambiental idealizado


Com este objetivo de proteger as nascentes e preservar a água para as futuras gerações por meio da conscientização das crianças que moram no campo. A Prefeitura e de Três Lagoas e o Instituto International Paper lançaram, na manhã do dia 26, a revista em quadrinhos "Guardiões: Projeto Nascente", um projeto idealizado pelo vereador Professor Nuna Viana, em 2007, época em que trabalhava na secretaria de Educação.
Alunos da escola Elma Garcia Lata Batista-Pólo, de Garcias, participaram do lançamento, que ocorreu no Salão eventos da Câmara Municipal, e contou ainda com a presença do peixinho Zé Valente, personagem que ilustra a história em quadrinhos como mascote na defesa das matas ciliares
Segundo o vereador Nuna, a idéia nasceu por ele perceber que as crianças moradoras dos sítios e fazendas poderiam ser as pessoas mais indicadas para levar a conscientização para os adultos que promovem o desmatamento das margens dos rios e córregos. "Os filhos dos funcionários das fazendas convivem com as nascentes e podem orientar seus pais, de forma a evitar o corte da mata ciliar, o assoreamento e a poluição", afirmou o vereador.
Ele contou que, a partir da idéia, os coordenadores da secretaria, Urbano Azambuja e Olíria Zuque, trabalharam para sua concretização, buscando a parceria do Instituto International Paper. Cesp, Polícia Militar Ambiental e Promotoria de Justiça Ambiental também integram a ação.
Segundo a Coordenadoria de Programas e Projetos Educacionais da Secretaria Municipal de Educação, o projeto atende a 430 crianças da escola de Garcias e da escola Professor Antônio Camargo Garcia, além de 45 funcionários e 80 representantes da comunidade.
As revistas em quadrinhos foram distribuídas dentro de um kit contendo caderno, lápis de cor e giz de cera. Os alunos ainda receberam uma camiseta do projeto, iniciado em Garcias, em 2007. Neste distrito as crianças participaram de palestras, cursos ambientais, passeios, sessões de cinema e mutirão de limpeza no córrego Oriundiuva, o qual ainda recebeu o plantio de 600 metros quadrados de árvores nativas, para recompor a mata ciliar.
Em 2009, com a adesão de novos parceiros, como Fundação Cargill e Grupo de Educadores Ambientais Vida Verde (GEA-UFMS), foi possível ampliar o projeto para a escola de Educação no Campo Antônio Camargo Garcia, com o objetivo de replantio da mata ciliar do Córrego Vertente.
Para o aluno Thiago Silva Moraes, de nove anos, o projeto é muito interessante na preservação do ambiente. "A gente aprende a não jogar sujeira no córrego, a limpar a poluição e também a plantar", conta ele, que mora na fazenda Java e diz que normalmente brinca no córrego da propriedade.
Participaram ainda do lançamento o gerente de Relações Institucionais da IP, Luiz Mandeta, o secretário municipal de Educação, Mário Grespan, e de Meio Ambiente, Cristovam Canela, além de representantes das instituições parceiras.
Após o lançamento da revista, os alunos fizeram uma visita ao prédio da Câmara Municipal, onde conhecerem o plenário e tiraram dúvidas sobre os trabalhos legislativos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade no seu comentário. As imagens são sérias.